Toyota YARIS 1.3 VVTI
Página 1 de 1
Toyota YARIS 1.3 VVTI
Pois é pessoal, os meus dias a acelerar no Polo 1.4 chegaram ao fim...
Até que venha a próxima máquina surpresa no principio de 2009 (ainda me dão um TATA...), a minha empresa pôs-me um YARIS novinho nas mãos...
Agora só me apetece GRITAR!!!!! Dêem-me o meu velhinho Polo!!!!
Relativamente a motor, o Toyota dá mais gozo a conduzir, pois as altas rotações são o seu ponto forte relativamente ao Polo. Dá gosto ouvir o motor a puxar....
No entanto, tem muitos outros contras a apontar:
1) A posição de condução não é boa... Devido ao aproveitamento que fizeram do carro, o banco está muito encostado á porta e não se consegue aproveitar o apoio central para o braço porque se encontra demasiado baixo(mais valia que não o tivesse, pois só funciona mesmo como mais uma caixinha para pôr tralha);
2) Não sei se na versão com guiador á esquerda isto acontece, mas neste, não tenho espaço de repouso para o pé da embaiagem e o pedal do acelerador fica sempre demasiado perto... Se puxar o banco para trás, para que o acelerador fique correcto, não consigo chegar nem ao fundo da embraiagem, nem ao guiador... Resumindo, é bom para quem tiver a perna direita mais curta que a esquerda....
3) A direcção é demasiado leve, e pouco incisiva... Não dá para sentir o comportamento do carro. É de tal forma má, que não consegue recuperar completamente de um desvio!!! Se a puxar ligeiramente para um dos lados, o carro continua a fazer a curva sózinho sem que o guiador recupere e ponha o carro a andar a direito. Conclusão: não se consegue andar a direito em recta!!! temos de estar sempre a fazer correcções!
4) Não desacelera imediatamente assim que cortamos acelerador! sempre que se muda de mudança, sente-se o motor a subir de rotação e assim que a mudança acima entra, dá o respectivo coice... (ok, eu sei... dar um pouco mais de tempo e largar a embraiagem suavemente... mas num carro com um motor bem rotativo, este devia estar preparado para troca rápida de mudanças.)
5) (isto é uma opinião pessoal) Será que alguém me consegue explicar a vantagem dos mostradores (velocimetro e conta rotações) no meio do painel!!! Se antigamente já olhava pouco para estes, agora não consigo mesmo olhar!!! Para mim, ter de desviar os olhos para baixo e para o centro do painel é ridiculo!!! E acima de tudo menos seguro, porque se perde mais tempo sem se olhar para a estrada!!!
E pronto, aqui está o meu desabafo...
Se alguém estiver a pensar em adquirir uma carroça destas, aconselho vivamente que faça um bom "test drive". Eu fiquei desiludido, pois já tinha conduzido o Corola com o motor 1.4 VVTI e apesar de ser um pouco calmeirão (devido ao peso) o comportamento e posição de condução é bastante melhor
Um abraço
Até que venha a próxima máquina surpresa no principio de 2009 (ainda me dão um TATA...), a minha empresa pôs-me um YARIS novinho nas mãos...
Agora só me apetece GRITAR!!!!! Dêem-me o meu velhinho Polo!!!!
Relativamente a motor, o Toyota dá mais gozo a conduzir, pois as altas rotações são o seu ponto forte relativamente ao Polo. Dá gosto ouvir o motor a puxar....
No entanto, tem muitos outros contras a apontar:
1) A posição de condução não é boa... Devido ao aproveitamento que fizeram do carro, o banco está muito encostado á porta e não se consegue aproveitar o apoio central para o braço porque se encontra demasiado baixo(mais valia que não o tivesse, pois só funciona mesmo como mais uma caixinha para pôr tralha);
2) Não sei se na versão com guiador á esquerda isto acontece, mas neste, não tenho espaço de repouso para o pé da embaiagem e o pedal do acelerador fica sempre demasiado perto... Se puxar o banco para trás, para que o acelerador fique correcto, não consigo chegar nem ao fundo da embraiagem, nem ao guiador... Resumindo, é bom para quem tiver a perna direita mais curta que a esquerda....
3) A direcção é demasiado leve, e pouco incisiva... Não dá para sentir o comportamento do carro. É de tal forma má, que não consegue recuperar completamente de um desvio!!! Se a puxar ligeiramente para um dos lados, o carro continua a fazer a curva sózinho sem que o guiador recupere e ponha o carro a andar a direito. Conclusão: não se consegue andar a direito em recta!!! temos de estar sempre a fazer correcções!
4) Não desacelera imediatamente assim que cortamos acelerador! sempre que se muda de mudança, sente-se o motor a subir de rotação e assim que a mudança acima entra, dá o respectivo coice... (ok, eu sei... dar um pouco mais de tempo e largar a embraiagem suavemente... mas num carro com um motor bem rotativo, este devia estar preparado para troca rápida de mudanças.)
5) (isto é uma opinião pessoal) Será que alguém me consegue explicar a vantagem dos mostradores (velocimetro e conta rotações) no meio do painel!!! Se antigamente já olhava pouco para estes, agora não consigo mesmo olhar!!! Para mim, ter de desviar os olhos para baixo e para o centro do painel é ridiculo!!! E acima de tudo menos seguro, porque se perde mais tempo sem se olhar para a estrada!!!
E pronto, aqui está o meu desabafo...
Se alguém estiver a pensar em adquirir uma carroça destas, aconselho vivamente que faça um bom "test drive". Eu fiquei desiludido, pois já tinha conduzido o Corola com o motor 1.4 VVTI e apesar de ser um pouco calmeirão (devido ao peso) o comportamento e posição de condução é bastante melhor
Um abraço
Mota- Número de Mensagens : 52
Idade : 46
Data de inscrição : 31/03/2008
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos