HYUNDAI GETZ 1.4 16V DOHC
Página 1 de 1
HYUNDAI GETZ 1.4 16V DOHC
Pois é....
A boa vida ao volante da 159 JTD M acabou-se....
Chegado a África do Sul novamente, lá fui buscar outra máquina!
Desta vez um pequeno GETZ. Comecei a conduzi-lo sem ter visto sequer o que é que tinha debaixo do capô!
Quando entrei no carro, deparei-me com uma viatura equipada com tudo o que se pode esperar num carro desta gama.
Quando começo a ajustar o banco, deparo-me com uma carrada de possibilidades de ajustes que torna dificil não encontrar uma posição confortável para conduzir, contudo, o banco tem alguns problemas:
- Muito duros (fiz 300km de rajada e acabei com uma bela dor de costas)
- Deixam-nos á solta ao curvar
- Não apoia completamente as pernas (é pequeno)
- Fica-se com o corpo ligeiramente inclinado para aceder aos pedais.
Ainda quanto ao conforto, existem alguns ruidos parasitas irritantes quando conduzimos em pisos mais degradados.
Mas vamos ao que interessa.....
Quando lhe abri o capô, fico surpreendido ao ver um bloco de dimensões consideráveis a dizer: 16V DOHC!!!!
Contudo, como já tinha feito uns 30km penso: "Deve ser a primeira vez que vejo num carro um 1.0 com 16V e duas árvores de cames á cabeça!!!! "
Pois... estava enganado.... é um 1.4......
Fui pesquisar e verifico que tem 97cv!!!!! a minha alma ficou estupfacta!!!! Então decido: "tenho que lhe tirar o carvão do escape!!!"
Após 300km a puxar por ele, verifica-se que é um carro feito para as descidas... Assim que se começa a fazer uma descida, o motor ronca até tocar no red line ás 6500rpm (em 4ª porque tem que se aproveitar o motor ) e após algum tempo, já com a 5ª, lá se conseguem atingir os 180km/h, porém, assim que se começa a subir (muito ligeiramente).... lá vem ele para os 120km/h... mudança abaixo e lá vamos nós para uns 140km/h.... (mesmo reduzindo atempadamente, baixa sempre a velocidade até aos 140)
Nos arranques é engraçado ouvir o motor a roncar até ás 6000rpm, contudo nunca o faz depressa. As mudanças são todas elas muito longas e a baixas rotações o motor não é capaz de recuperar.
Se algum engenheiro da hyundai ler isto, eu só digo:
- Sr.s engenheiros, este carro ainda que seja um peso pluma, não é uma mota!!!! Se querem que este motor seja capaz de atingir as 6500rpm e seja capaz de utilizar os (teóricos) 97cv, têm que lhe dar algum binário!!!! Na terra, não temos só descidas! Na realidade temos tantas descidas como subidas!!!!
Bem ditos sejam os Engenheiros Italianos e Nipónicos, que conseguem tirar cavalos de todos os centimetros cubicos que o motor tem.......
Quanto ao comportamento em curva, não é completamente mau: a frente poderia ter uma barra estabilizadora mais forte pois sente-se a adornar um pouco e a traseira não oferece grande confiança, sentindo-se a querer escapar-se com alguma facilidade, mas nunca com movimentos muito bruscos (sempre controlável).
Os amortecedores definitivamente são a óleo... fiz uma ligeira lomba na casa dos 170km/h (a descer claro está) e os gajos bateram no fundo.... Pensei que as rodas se iam desmanchar!!!!
Os consumos, mesmo com estas aventuras todas não são maus... Cerca de 7,5 a 8 l/100km
Resumindo, é um carro de gaja e só para a cidade... (perdoem-me as que sabem conduzir e gostam de acelerar....)
Um abraço
A boa vida ao volante da 159 JTD M acabou-se....
Chegado a África do Sul novamente, lá fui buscar outra máquina!
Desta vez um pequeno GETZ. Comecei a conduzi-lo sem ter visto sequer o que é que tinha debaixo do capô!
Quando entrei no carro, deparei-me com uma viatura equipada com tudo o que se pode esperar num carro desta gama.
Quando começo a ajustar o banco, deparo-me com uma carrada de possibilidades de ajustes que torna dificil não encontrar uma posição confortável para conduzir, contudo, o banco tem alguns problemas:
- Muito duros (fiz 300km de rajada e acabei com uma bela dor de costas)
- Deixam-nos á solta ao curvar
- Não apoia completamente as pernas (é pequeno)
- Fica-se com o corpo ligeiramente inclinado para aceder aos pedais.
Ainda quanto ao conforto, existem alguns ruidos parasitas irritantes quando conduzimos em pisos mais degradados.
Mas vamos ao que interessa.....
Quando lhe abri o capô, fico surpreendido ao ver um bloco de dimensões consideráveis a dizer: 16V DOHC!!!!
Contudo, como já tinha feito uns 30km penso: "Deve ser a primeira vez que vejo num carro um 1.0 com 16V e duas árvores de cames á cabeça!!!! "
Pois... estava enganado.... é um 1.4......
Fui pesquisar e verifico que tem 97cv!!!!! a minha alma ficou estupfacta!!!! Então decido: "tenho que lhe tirar o carvão do escape!!!"
Após 300km a puxar por ele, verifica-se que é um carro feito para as descidas... Assim que se começa a fazer uma descida, o motor ronca até tocar no red line ás 6500rpm (em 4ª porque tem que se aproveitar o motor ) e após algum tempo, já com a 5ª, lá se conseguem atingir os 180km/h, porém, assim que se começa a subir (muito ligeiramente).... lá vem ele para os 120km/h... mudança abaixo e lá vamos nós para uns 140km/h.... (mesmo reduzindo atempadamente, baixa sempre a velocidade até aos 140)
Nos arranques é engraçado ouvir o motor a roncar até ás 6000rpm, contudo nunca o faz depressa. As mudanças são todas elas muito longas e a baixas rotações o motor não é capaz de recuperar.
Se algum engenheiro da hyundai ler isto, eu só digo:
- Sr.s engenheiros, este carro ainda que seja um peso pluma, não é uma mota!!!! Se querem que este motor seja capaz de atingir as 6500rpm e seja capaz de utilizar os (teóricos) 97cv, têm que lhe dar algum binário!!!! Na terra, não temos só descidas! Na realidade temos tantas descidas como subidas!!!!
Bem ditos sejam os Engenheiros Italianos e Nipónicos, que conseguem tirar cavalos de todos os centimetros cubicos que o motor tem.......
Quanto ao comportamento em curva, não é completamente mau: a frente poderia ter uma barra estabilizadora mais forte pois sente-se a adornar um pouco e a traseira não oferece grande confiança, sentindo-se a querer escapar-se com alguma facilidade, mas nunca com movimentos muito bruscos (sempre controlável).
Os amortecedores definitivamente são a óleo... fiz uma ligeira lomba na casa dos 170km/h (a descer claro está) e os gajos bateram no fundo.... Pensei que as rodas se iam desmanchar!!!!
Os consumos, mesmo com estas aventuras todas não são maus... Cerca de 7,5 a 8 l/100km
Resumindo, é um carro de gaja e só para a cidade... (perdoem-me as que sabem conduzir e gostam de acelerar....)
Um abraço
Mota- Número de Mensagens : 52
Idade : 46
Data de inscrição : 31/03/2008
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos