Black Scorpion Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

amplificador

4 participantes

Ir para baixo

amplificador Empty amplificador

Mensagem  nelson Qua Jun 11, 2008 6:00 pm

Boas pessoal!!!!
Tenho uma duvida e gostava de saber se alguem me pode ajudar?
Eu comprei um subwoofer da vieta( 250rms;500wats) e gostaria de saber que tipo de amplificador heide comprar, ou seje a sua potencia(wats)?


Espero que alguem me possa ajudar.


cump
nelson
nelson

Número de Mensagens : 48
Idade : 36
Data de inscrição : 11/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

amplificador Empty Re: amplificador

Mensagem  Mota Qui Jun 12, 2008 1:17 am

Boas Nelson,

250W RMS num Subwoofer já dá para fazer algum barulho!!! Smile

O amplificafor que deves adquirir para essa aplicação, tem que ter sempre menos potência RMS e de pico que o subwoofer.
Eu escolheria um com uma potência de 15 ou 20% abaixo, ou seja, cerca de 200W RMS, ou então corres o risco de pôr o sub a fritar batatas!!!
Quanto á qualidade, não me preocuparia muito, e comprava um simples de duas entradas/duas saídas e de uma marca barata. Num sub não precisas de grande qualidade de som nem grandes ajustes, pois ele deverá sempre trabalhar "abafado" pelas colunas principais do carro, ou então ficas com o carro a parecer um destes taxis daqui de África do Sul, em que só se sente tudo a vibrar á volta deles e nem sequer se consegue identificar a musica!!! afro
Tu vais precisar de qualidade e potência é nas colunas principais!
Eu tenho no meu carro um sub FENNER de 120W RMS (com amplificador integrado) e um amplificador de 270W RMS (500W de pico) de 4 entradas/ 4 saídas para as colunas, e o sub consegue dar um ar da sua graça em todos os niveis de volume. Na minha opinião, penso que tenho um sistema de som com qualidade aceitável.

Um abraço
Mota
Mota

Número de Mensagens : 52
Idade : 45
Data de inscrição : 31/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

amplificador Empty Re: amplificador

Mensagem  Alucard Sex Jun 13, 2008 7:18 am

discordo disso tudo menos nas colunas boas ha fente isso sim....o sub n vale nd jah de si=P n kerendo tar a desmoralizar=P mas jah a pensar no foturo compra um amp mono nota-se bem a diferença...kt a ser potencia acima sim pode ser o amp pode ser afinado e controlado se meters bens os cortes n te aconte-se nd alias ate he aconcelhavel pk se tiveres o amp mais fraco k o sub vai metelo ao maximo ou seja estras no campo de distorçao dele akece mais e fica uma cagado o som....epa um ap mono barato e jah engraçao um JBL GTO 75.2 surpriende mt boa gente este amp e da pa meter a mono....metes um corte de 80Hertz e fases a festa...ve tb MTX e alpines (mais caros) DLS, so n digo Focal pk os amps custa os olhos da cara mas se poderes n arranjas melhor=P

eu tenho um JBL GTO 75.4 k tem la ligadas umas Focal 165V1 depois tenho um MTX X500D mono ligado a um Focal 27V1 gosto do meu som he aceitavel surpriende alguns pela potencia principalmente o sub por ser pekeno kem ouvio sabe do k falo....mas he um cagada o som posso te dizer=) ta he minimamente afinado

Cump
Alucard
Alucard

Número de Mensagens : 36
Idade : 38
Data de inscrição : 20/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

amplificador Empty Re: amplificador

Mensagem  Mota Sex Jun 13, 2008 11:20 am

Shocked eh pá! Em 3 comentários discordas de tudo, menos de um!!!!
Bem, 66% de discórdia não me parece assim tanto!!! Very Happy

Tens razão que ao adquirir um amplificador de potência inferior à das colunas ou sub (não interessa) vais correr o risco de trabalhar na zona de distorção do amplificador (normalmente acima dos 80% do volume máximo estás a entrar neste regime), no entanto, lembrem-se que um pequeno descuido e um pico acima do nominal das colunas, e adeus!!! Lá se vai o nosso investimento nas colunas por água abaixo...... Estes descuidos são muito frequentes na faze emotiva inicial de um novo brinquedo no nosso maquinão! Queremos normalmente atingir o limite em tudo! E depois disto acontecer, o que fazes????
Compras umas colunas mais potentes!!! Genial, não é??? Laughing
As escolhas são sempre uma questão de bom senso e sensibilidade de cada um.

E agora umas pequenas correcções (técnicas exclusivamente):
- Não são as colunas que fazem aquecer o amplificador, é ao contrário! As colunas são de 4ohm e acabou-se! Pelas regras básicas da eléctricidade temos que P=U*I e I=U/R, logo P=U^2/R. O amplificador está preparado para debitar uma determinada potência a uma determinada temperatura, e acabou-se! Se o amplificador queimar, vai á loja onde o compraste e pela garantia dão-te outro (coisa que não tu fazem com as colunas)!!! Very Happy
- Eu diria que 90% dos amplificadores de duas entradas/duas saídas já têm a bridge para converter a mono e ligar o sub;
- Grande parte das colunas para subwoofer são de dois enrolamentos (estéreo) para as quais deves utilizar amplificador de duas saídas (a falta de dados não permite entrar com este facto);

Espero que os comentários estejam a ser úteis!
Um abraço a todos


Última edição por Mota em Seg Jun 16, 2008 2:48 am, editado 1 vez(es)
Mota
Mota

Número de Mensagens : 52
Idade : 45
Data de inscrição : 31/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

amplificador Empty Re: amplificador

Mensagem  Alucard Sex Jun 13, 2008 12:43 pm

sim todos os amps dao pa ligar sub....mas os específicos pa sub e k dão logo outra alma ao sub sao os amp Mono...eu sei pk ajh tive as 2 modalidades e com o amp mono he outra coisa...kt ao resto se o amp ta em distorção ta em esforço logo da um aquecimento logo estraga.....kt a picos n he bem assim por isso he k ha freq de cortes pode vir picos a mais de 80Hertz mas se o amp tiver o corte a 80hertz ou menos os picos n lhe fazem nd....claro k se tiveres um corte a 100hertz numas colunas normais fritas-las logo por isso he k tens afinações se he como dizes então os amps n vem com afinações=P e por esta razão he k n he qualquer sapateiro k afina bem um amp=)

Cump
Alucard
Alucard

Número de Mensagens : 36
Idade : 38
Data de inscrição : 20/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

amplificador Empty Re: amplificador

Mensagem  Mota Sáb Jun 14, 2008 7:30 am

Boas!

Estamos aqui a falar de mods simples de fazer, não de problemas de engenharia aeronautica.
Com certeza que se o nosso colega que iniciou o tópico, estivesse disposto a gastar uma fortuna numa casa especializada para a instalação do sistema de som, nunca teria colocado aqui a sua dúvida, por isso há que o ajudar da melhor forma possível.
Se um sapateiro não for capaz de ajustar um aplificador e um sistema de som da forma que lhe agradar, sinceramente nem sequer deveria estar habilitado a arranjar sapatos.
Ponham num carro um motor (amp.) mais potente que os travões (colunas), e vão ver o que vos acontece!!!
A única coisa que eu tenho a dizer é: BOM SENSO.


Última edição por Mota em Seg Jun 16, 2008 2:49 am, editado 1 vez(es)
Mota
Mota

Número de Mensagens : 52
Idade : 45
Data de inscrição : 31/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

amplificador Empty Re: amplificador

Mensagem  Alucard Sáb Jun 14, 2008 8:58 am

continuo a dizer k tas errado...eu afinei o meu som todo e as colunas tão la a bonbar....e o amp dalhes 100rms e elas aguentao 70rms....simplesmente ta bem afinado com os cortes bem feito e eu aomento e baixo o som como kero e tao na boa e olha k as focal dao MT alto....so pa te dizer amp JBL 200eur..amp mono MTX 160 as Focal 165V1 encontrei-as a 99eur so tens de agarrar oportunidades e ficas com um bnom sistema de som e n te sai caro claro k se kiseres ir pa som de topo jah he outra coisa e n me venhas dizer k as focal n tem qualidade....n fui a nenhuma casa fis a minha mala na garagem....dis-me se isto he caro...n axo...kd quis dizer sapateiro quis dizer um gajo k nunca vio um amp ha frente nen nunca vio ninguém a afinar um nen sabe o k sao freq de cortes e etc...bom senso he n fazer o k tavas a dizer pk de certeza k o som fica uma cagada...epa mas cada um faz o que quer....

Cump
Alucard
Alucard

Número de Mensagens : 36
Idade : 38
Data de inscrição : 20/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

amplificador Empty Re: amplificador

Mensagem  ricardito Dom Jun 15, 2008 5:01 pm

Concordo plenamente com o Alucard quando diz que um amp mono para sub fará a sua diferença, mas diz-me lá, não será de bom senso comparar um amp com um pouco menos de potência que o sub?... Dá sempre para ajustar, é certo, mas qualquer descuido pode danificar o sub.

Cool
ricardito
ricardito

Número de Mensagens : 67
Idade : 43
Data de inscrição : 31/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

amplificador Empty Re: amplificador

Mensagem  Alucard Dom Jun 15, 2008 5:25 pm

o meu amp mono he de 500rms e o sub de 250rms e ainda n keimou=) volto a dizer n tem mal comprar com rms a mais....se n perceberes n te metas a ligar vai a alguem um amigo k percebe claro k se for um gajo k n pesque nd de afinar amp queima o sub ha primeira.....olha es de ond???

vai a http://forum.caraudiopt.com/index.php eles (eu incluido) fazem-se encontros regularmente e ha mt ppl la k percebe realmente de som e afinao-te na boa o k quiseres....

Cump
Alucard
Alucard

Número de Mensagens : 36
Idade : 38
Data de inscrição : 20/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

amplificador Empty Re: amplificador

Mensagem  ricardito Seg Jun 16, 2008 6:47 am

Alucard escreveu:se n perceberes n te metas a ligar vai a alguem um amigo k percebe claro k se for um gajo k n pesque nd de afinar amp queima o sub ha primeira.....

Está tudo dito. Cool Claro que não tem mal nenhum... Agora tem é que se seguir a regra acima.
Abraço.
ricardito
ricardito

Número de Mensagens : 67
Idade : 43
Data de inscrição : 31/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

amplificador Empty Re: amplificador

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos